Manual Wicca
MANUAL WICCA (INSPIRADO PELO FILME THE CRAFT)
The Craft (1996) é um filme de terror de culto lançado em 1996. O filme transmite com eficácia alguns dos valores e princípios da religião Wicca, e deixou-me curioso para saber mais, pelo que fiz um apanhado sobre o assunto, que partilho agora com vocês.
QUANDO COMEÇOU?
A religião Wicca começou nos anos 40 no Reino Unido, e chegou aos Estados Unidos nos anos 60.
PRINCÍPIOS BÁSICOS
A religião Wicca reconhece duas entidades: o Pai Céu (Sol) e a Mãe Terra (Lua e Terra). O Deus masculino também é conhecido como Deus Cornífero, ou Cerunos.
A maioria dos grupos Wiccan pratica "magick", na qual usam “energia universal” para afetar uma entidade de forma a conseguir um resultado desejado.
Os Wiccans não reconhecem o conceito de “Satanás”. Eles veem o Diabo como um símbolo contra tradições judaicas e cristãs. Embora eles não usem a Bíblia, consideram o judaísmo e o cristianismo um sistema mítico que merece tanto respeito com todas as religiões.
Lei Tríplice: os Wiccans usam a regra do Retorno a Triplicar: magia positiva direcionada a alguém voltará ao praticante com o triplo dos benefícios, enquanto que magia negativa direcionada a alguém resultará no triplo do mal para o praticante.
A maioria dos Wiccans acredita na reencarnação, e muitos são vegetarianos por respeito à Mãe Terra.
COVEN
Um coven pode ter a partir de três membros, embora treze seja considerado o número ideal. Alguns grupos são dirigidos por um sumo-sacerdote ou sumo-sacerdotisa, que agem como líderes e professores para os membros do grupo. A adesão ao coven é tipicamente concedida através de um ritual de iniciação. Alguns grupos veneram nus como sinal de harmonização com a Natureza.
RITUAIS
Os Wiccans celebram 8 festivais anuais conhecidos como “Sabats”:
Imbolc/Brigit – mudança de inverno para primavera – 31 janeiro
Ostara – equinócio da primavera – 21 março
Beltane – mudança da primavera para o verão – 30 abril
Litha – solstício de verão – 22 junho
Lunasa/Lammas – mudança do verão para o outono – 31 julho
Mabon – equinócio do outono – 21 setembro
Samhain/Sowyn – mudança do outono para o inverno – 31 outubro
Yule – solstício do inverno – 21 dezembro
Além destes festivais principais, a maioria dos grupos reúne em cada lua cheia e de novo na lua nova.
Wiccaning: cerimónia que pede às divindades que protejam as crianças desde o momento do nascimento. Semelhante ao batismo do cristianismo, mas difere no comportamento dos pais de comprometer a criança de seguir a religião por toda a vida. Na Wicca, os pais dão liberdade aos filhos na fase adulta para decidirem que religião vão seguir.
Os rituais wiccanos são realizados no interior de um círculo mágico com a utilização de instrumentos de altar como vassouras, cálices, caldeirões e outros.
SÍMBOLOS
Pentagrama: Estrela de cinco pontas. Cada ponta representa um elemento da natureza (ar, terra, fogo e água), além do espírito. É utilizado em forma de pingentes pelos wiccanos e funciona como uma forma de identificação entre os seguidores. Se o pentagrama estiver dentro de um círculo, chama-se pentáculo.
Lua Tripla – representa as três faces da Deusa: Donzela (lua crescente), Mãe (lua cheia) e Anciã (lua minguante)
ALTAR
O altar é a expressão da fé do wiccano. É importante ter um em casa para realizar magias e purificar o ambiente. Entre os elementos que não devem faltar:
- velas coloridas (uma para o deus, outra para a deusa, e alguma ilustração que os simbolize)
- pentáculo
- representação física dos quatro elementos (uma vela para fogo, incenso para terra, sal para ar e um pote com água)
- varinha mágica (geralmente de madeira e feito pelo próprio, com um pedaço de quartzo)
- cálice (elemento da deusa que deve ser usado exclusivamente para os rituais)
- caldeirão (geralmente de ferro, onde serão queimadas ervas e demais elementos para as magias)