Servant
EPISÓDIO 1 - REBORN (RENASCIDO)
No primeiro episódio da série, conhecemos Sean e Dorothy Turner, um casal abastado - ela é repórter televisiva, ele é consultor de chef - que acolhem em sua casa uma jovem de 18 anos para os ajudar a cuidar do seu bebé, Jericho. Mas... o verdadeiro Jericho está morto: o bebé morreu com 13 semanas - "um dia simplesmente não acordou, coitado", como revela Sean. Dorothy teve um esgotamento e ficou catatónica e a única coisa que a trouxe de volta foi uma réplica de um bebé chamada "reborn". Isto foi ideia de uma médica sem licença que se chama Natalie e que é mencionada no episódio, mas ainda não a vimos. Dorothy parece inconsciente do facto de que o bebé é um boneco, e Leanne parece não se importar e faz bem o seu papel. Leanne, como descobrimos, gosta de rezar e tem umas tendências teológicas um pouco estranhas, tendo em conta a cruz esquisita que pendura sobre o berço de Jericho. O episódio acaba com Sean a descobrir que o boneco foi substituído por um bebé real. Sobem os créditos, faça favor de continuar para o próximo episódio, muito obrigado. O episódio também nos apresenta o irmão de Dorothy, Julian, que ironicamente debate a saúde mental da irmã enquanto afoga as suas mágoas no álcool.
What's cooking? Sean cozinhou rabbit three ways para Dorothy, mas ela chegou tarde e os sucos da carne já estavam solidificados
Alerta Shyamalan. M. Night Shyamalan faz questão que as pessoas não se esqueçam que ele realizou o episódio. Tem um pequeno cameo como o distribuidor que vem entregar os coelhos para cozinhar. E o seu estilo está estampado ao longo do episódio: filmar a ação de longe ou deixar as caras das personagens fora do enquadramento. Isto cria distância entre nós e os Turners, porque ainda não sabemos quem são. No entanto, à medida que Leanne os conhece, eles são filmados em primeiro plano, e a olhar para a câmara, como se também estivessem a ser apresentados a nós. O realizador também usa trucking, com a câmara a mover-se horizontalmente para a direita, para ligar várias cenas, quando Sean deita fora o vinho e depois se encontra na adega e ouve o bebé a chorar.
______________________________________________________________________
EPISÓDIO 2 - WOOD (MADEIRA)
No primeiro episódio, pensei que nos era exigido um certo grau de suspensão de descrença para aceitar que Dorothy não se lembrava da morte de Jericho e podia cuidar de um boneco como se fosse um bebé real. Neste episódio, os limites da descrença dos espetadores são testados quando Dorothy aparentemente não se dá conta de que o boneco foi trocado por um bebé real de proveniência desconhecida. Sean, naturalmente, fica horrorizado e conta a Julian, que manda o seu amigo Roscoe (que ainda não deu as caras) investigar bebés desaparecidos nos últimos dias, e até há dois que desapareceram, mas não correspondem ao perfil racial do novo "Jericho". Sean confronta Leanne, que é frustrantemente evasiva sobre o assunto. "É o seu bebé, Sr. Turner", diz ela com indiferença. Sean tenta sair com o bebé de casa durante a noite, mas não consegue desativar o alarme quando insere o código. Sean também destrói a cruz sinistra de Leanne, mas ela apenas faz outra. O marido de Dorothy também perde subitamente o paladar e começam a surgir-lhe farpas em sítios inusitados, incluindo no rabo e na garganta, que devem estar no topo dos sítios mais inconvenientes para se ter farpas. Dorothy tem momentos em que entra em transe. Fui pesquisar no Reddit a plausibilidade disto tudo e parece que poderia mesmo acontecer. Um utilizador (Quaintpeppers) diz: "
«Na minha experiência a trabalhar com clientes que passaram por eventos traumáticos, perda de memória como ela tem acontece mesmo. O evento é tão traumático que o cérebro o bloqueia de modo a sobreviver. O que normalmente acontece é que começam a ocorrer flashbacks, mas a pessoa não os reconhece como uma memória. (...) Quando vemos imagens dela a olhar inexpressivamente para dentro do frigorífico, isso é uma coisa real. Ela está a ter flashbacks, mas não consegue precisar o que são.»
A cena em que Sean lhe pergunta "lembras-te do que aconteceu ao Jericho?" é incrivelmente tensa e angustiante, e um dos destaques do episódio. O episódio deixa no ar as perguntas: quem trouxe o bebé para casa, Leanne ou Dorothy? Quais são as intenções de Leanne? Será uma bruxa? A situação das farpas e a perda de paladar parecem perturbadoramente sobrenaturais. Quando irá Dorothy acordar, se é que alguma vez irá acordar? Obrigado por ver, e por favor prossiga para o próximo episódio, onde poderá ou não encontrar as respostas para estas perguntas.
PS: Dorothy e Sean não fazem sexo há um ano, desde o último aniversário de Julian. Agora percebo o comentário de Sean sobre masturbar-se pela casa no episódio anterior. O homem dá todo um outro sentido ao termo "tomates azuis".
PS 2: Segundo Julian, passaram seis semanas desde a morte de Jericho.
What's cooking? Sean fez truta com anis estrelado (não cardamomo) para ele e Dorothy. Dorothy fez moules mulinière para os anos de Julian. Moules mulinière são mexilhões preparados no próprio suco e aromatizados com vinho branco. Servant preencheu na minha vida o vazio de uma série de terror que ensina sobre comida gourmet.
______________________________________________________________
EPISÓDIO 3 - EEL (ENGUIA)
O terceiro episódio introduz uma nova personagem: Roscoe, amigo de Julian, que trabalha em Recursos Humanos, mas faz uns biscates como investigador privado. Ele descobre a morada de Leanne no Wisconsin e, juntamente com Julian, visita a casa da família Grayson - que ardeu num incêndio. Além disso, a verdadeira Leanne Grayson morreu no referido incêndio, assim como os seus pais. O que levanta a questão: o que pretende "Leanne" dos Turners? Julian não tem dúvidas: dinheiro. Teria alguém dito a Leanne que encontraria um boneco em vez de um bebé na casa dos Turners? Será uma chantagem? Afinal, os Turners não querem que a história da morte de Jericho e a sua posterior substituição por um boneco sinistro venha a público. Pouco mais acontece neste episódio: Dorothy e Sean tentam reacender a chama e vão jantar fora, mas regressam a casa no meio de uma discussão. Leanne deixa-se levar pela safadeza e agarra a virilha de Julian, tal como viu Dorothy fazer a Sean.
PS: O paladar de Sean ainda não voltou e não consigo imaginar nada mais trágico que possa acontecer a um chef. No entanto, o dissabor das farpas parece ter passado.
PS 2: Eu não estava preparado para ver uma enguia ser esfolada viva, e não censuro Leanne por ter desmaiado. Quase segui o exemplo dela.
What's cooking? Tobe, a outra nova personagem apresentada neste episódio, que é o ajudante de cozinha de Sean (ou commis chef, para soar mais requintado) fez chutney de dióspiro. Chutney é um molho picante de origem indiana, feito com fruta, especiarias, açúcar e vinagre. No entanto, Leanne não está para aí virada, e Tobe cozinha enguia frita com molho agridoce de beterraba. Tenho água na boca enquanto escrevo estas palavras... o que pode ou não estar relacionado com a Chiclet de canela que estou a mastigar neste momento.
______________________________________________________________
EPISÓDIO 4 - BEAR (URSO)
Poucas coisas relevantes acontecem neste episódio. Separei os principais desenvolvimentos:
1 - Sean coloca a hipótese de o bebé ser filho de Leanne e ela o ter trazido para casa dos Turners escondido na mala para escapar ao julgamento da sua família religiosa. O que ele vê através da câmara oculta que colocou no quarto de Leanne ajuda-o a formular esta teoria: Leanne leva o bebé para a cama com ela à noite, o que não é comportamento adequado para uma babysitter.
2 - No fim do episódio, Leanne põe no leitor de cassetes uma antiga reportagem de Dorothy (11 de março de 2011) em que é entrevistada pela repórter num concurso de beleza quando Leanne era pequena. Ou seja, Leanne sabia quem Dorothy era há bastante tempo. "Sabia que seria feliz aqui", responde ela a Sean quando ele lhe pergunta porque escolheu aquela família.
3 - Jericho não foi o primeiro bebé dos Turners. Foi o primeiro a nascer, mas houve outros que morreram em abortos espontâneos devido a Dorothy ter um sistema imunitário hiperativo que elimina corpos estranhos. Quando Sean guarda na gaveta o teste de gravidez referente a Jericho, vemos que já lá estavam cinco testes, com os nomes Chloe, Sam, Harry, Kieran e Reece.
PS: Prejudices ou prejudii? Fui pesquisar e o plural é realmente prejudices, como Sean disse. A palavra prejudii simplesmente não existe. Esperemos que Dorothy descubra isto no futuro, não vá ela cometer a gafe em direto e virar um meme.
PS2: Primeira frase do episódio: "Cheira-me a mijo". Golden writing
What's cooking? Sean fez gelado de lagosta (!) para desafiar os preconceitos das pessoas. Ele não conseguiu sentir o sabor porque continua sem paladar ("tenho de ver um médico, acho que tenho cancro dos ossos"), mas Leanne provou e achou que ficou melhor com molho de chocolate. (Fun fact: Toby Kebbell fez mesmo gelado de lagosta. Nell Tiger Free, no entanto, é vegan, por isso comeu gelado de morango feito com bebida de aveia quando a personagem comeu o gelado)
______________________________________________________________________
EPISÓDIO 5 - CRICKET (GRILO)
Julian está determinado a afugentar Leanne da casa dos Turners e, para tal, começa a pregar-lhe partidas como encher o quarto dela de grilos e trocar a sua adorada sopa de tomate por comida de cão. O irmão de Dorothy paga ainda 300$ a Wanda, cuja família trabalha com Julian, para se fazer passar por amiga de Leanne, fazer-lhe perguntas e encorajá-la a ir embora. Leanne só consegue que Wanda confesse isto depois de oferecer o infame gelado de lagosta do episódio anterior à filha dela, que entra em choque anafilático - anteriormente no episódio, Wanda dissera que a filha era alérgica a tudo.
PS: Bebe um shot cada vez que Wanda diz um palavrão. Spoiler alert: são 8 vezes
PS 2: Dorothy mandou Leanne ir buscar uma fatia de bolo só para a tirar de casa. Quando Leanne regressa, ouve Dorothy a masturbar-se e escreve o nome dela na margem da sua Bíblia. Na manhã seguinte, Dorothy acorda com herpes. Leanne ouve Julian e Sean a falar sobre afugentá-la e escreve o nome de Sean na margem da sua Bíblia. Na manhã seguinte, Sean tem uma lasca no pescoço. Witchy af
PS 3: Leanne castiga-se com um chicote no final do episódio, presumivelmente porque fez a filha de Wanda sofrer para conseguir a informação que queria. Ao fazer isto, o grilo que ela tinha prendido debaixo de um frasco e que estava morto no início da cena, ganha vida.
What's cooking? Grilos! Sean explica a Leanne que quando os frita, as suas entranhas encolhem e a carapaça enrijece, criando pequenas bolsas no abdómen e no tórax que lhe permitem injetar uma redução de katemfe, que é 2000 vezes mais doce do que o açúcar. Leanne prova um grilo e diz que é pegajoso e sabe a pipoca caramelada. Sean tem a ideia de servi-los num cone de papel (tipo castanhas assadas) e pingá-los com beurre suzette. Beurre suzette é um molho de açúcar caramelizado e manteiga, sumo e raspas de laranja, e licor de laranja. Quando acabar de escrever estas críticas terei praticamente um curso de culinária.
______________________________________________________________________
EPISÓDIO 6 - RAIN (CHUVA)
Precedida por uma ominosa carta a dizer "Encontrei-te!" dirigida a Leanne, este episódio traz a visita inesperada do Tio George, que exige que a sobrinha deixe os Turners e volte com ele para casa. Os motivos pelos quais ela deve voltar não são claros. "Receio que houve alguns problemas em casa. Precisaremos da Leanne lá". Dorothy, no entanto, afeiçoou-se à sua ama e não está disposta a desfazer-se dela, e decide tornar a sua posição oficial, pedindo-lhe para assinar um contrato - até agora, Leanne estava um mês à experiência. No fim do episódio, Leanne acaba por fazer frente ao tio, que ameaça voltar com a Tia May. "Sabes que a ela não podes dizer que não", diz ele ameaçadoramente. Este é mais um episódio que se move a passo de caracol, mas o suspense criado em volta do Tio George é envolvente. Anteriormente apresentada como uma espécie de antagonista com intenções macabras, neste episódio vemos Leanne através de uma lente de vítima: há alguém com poder sobre ela, e Rain mostra-a num estado frágil e vulnerável que ainda não tínhamos visto até agora.
PS: Os tons sépia da fotografia da série começam a tornar-se maçadores. Seria bom poder ver o que está a acontecer sem ter de semicerrar os olhos o tempo todo.
PS 2: Alguém marque uma sessão de pedicura com urgência para o Tio George.
PS 3: Segundo a morada na carta endereçada a Leanne, os Turners vivem em 9780 Spruce Street, Filadélfia.
PS 4: (número recorde de PS!): A oração usada neste episódio é o Pai Nosso em Aramaico, uma língua que se acredita ter sido falada por Jesus.
______________________________________________________________________
EPISÓDIO 7 - HAGGIS
- Natalie, a cinesiologista de Dorothy, pensa que está na altura de dizer a Dorothy que o seu bebé (spoiler alert!) não passa de um boneco hiper-realista. Claro que Natalie não está a par dos últimos desenvolvimentos, que envolvem o bebé falso ter sido trocado por um novo bebé de carne e osso, de origem desconhecida. Uma grande parte do episódio é dedicada aos esforços de Sean e Leanne para esconder de Natalie este facto, e para evitar que ela confronte Dorothy sobre o boneco.
- Dorothy faz uma reportagem sobre cães vadios ferozes. Mais tarde, um cão vadio entra no quarto de Jericho e Julian aparentemente mata-o com uma garrafa de vinho. No fim do episódio, é revelado que o cão ainda está vivo. Ou será que estava morto e voltou à vida? Esta situação é reminiscente do grilo que voltou à vida no episódio 5.
- Quando Leanne vai à adega buscar uma garrafa de grenache australino, uma fenda abre-se no chão. Na última cena do episódio, Leanne vê um vídeo na televisão de um pregador que diz: "Mas se o Senhor cria algo novo e o chão abre a boca e os engole com tudo o que lhes pertence, e eles caem vivos no inferno, então saberás que estes homens traíram o Senhor". Recorde-se que as últimas palavras do Tio George no episódio anterior foram: "Esta é uma casa sem Deus". A sério, que diabo se está a passar aqui? Fico mais confuso a cada episódio que passa.
PS: Natalie tem usado cinesiologia para ajudar Dorothy. A cinesiologia é uma terapia alternativa que usa o teste muscular como forma de identificar desequilíbrios físicos ou psíquicos, que se traduzem em problemas de saúde, corrigindo-os. A homeopatia, também mencionada por Dorothy, é um sistema médico que cura as doenças com as próprias substâncias que as podem determinar. Consiste na utilização de remédios em doses infinitesimais obtidas por diluições sucessivas, e capazes, em doses mais elevadas, de produzir num indivíduo saudável os sintomas da doença que se pretende combater.
PS2: Julian parece ter encontrado outro sítio para afogar o gan... as suas mágoas além do copo. Ele e Natalie fazem sexo na adega.
PS3: Dorothy diz que é She-Ra. She-Ra é uma super-heroína fictícia da franchise Masters of the Universe.
What's cooking? Sean preparou haggis com cebolas, miúdos de carneiro, aveia e ameixas caramelizadas, acompanhado de puré de batata com nabo. Haggis é uma refeição tradicional escocesa, e é basicamente bucho de carneiro recheado com vísceras. A sobremesa (que não chegaram a comer) era Cranachan. Leva chantilly, whiskey, mel, framboesas e papa de aveia. Originalmente, era uma celebração da colheita, feita após a colheita da framboesa em agosto. Foi chamada de rainha incontestada das sobremesas escocesas.
_______________________________________________________________________________
EPISÓDIO 8 - BOBA
Com os Turners num evento e Leanne num encontro no bowling com Tobe, Julian fica sozinho em casa com Jericho, encarregue de cuidar dele. No entanto, quando se dirige ao berço do bebé para ver como ele está, Julian vê que foi trocado pelo boneco. Julian pede a Roscoe para seguir Tobe e Leanne, mas o bebé não está com eles. Quando Leanne chega a casa, é frustrantemente evasiva com as perguntas de Julian sobre o paradeiro do verdadeiro bebé. Quando Dorothy volta a casa, o bebé verdadeiro está de novo no berço. Talvez Leanne não confiasse em Julian para cuidar do (seu) bebé e o tenha tirado do seu alcance para o proteger?
PS: Tobe cruzou-se com Wanda na rua, e ela estava a transportar uma cadeirinha de bebé. Levaria o boneco? Será que foi ela que tomou conta do bebé verdadeiro enquanto Leanne estava no bowling?
PS 2: Enquanto faz de babysitter, Julian recebe a visita do pai (alerta de personagem nova), que, tal como Natalie no episódio anterior, não está a par de que o boneco sofreu um upgrade para um bebé real. Ele quer introduzir, como quem não quer a coisa, um bebé sueco parecido com Jericho no seio da família, para ver se Dorothy engole. Julian não fica entusiasmado com a ideia, porque sabe ele muito bem que já há um bebé verdadeiro naquela casa, apesar de ele não saber onde ele está naquele momento.
PS3: Tobe não retribuiu o beijo de Leanne. Teria ela realmente mau hálito? Será que a boca dela cheirava a sopa de tomate?
PS4: A atuação de Rupert Grint foi soberba neste episódio.
PS5: O mistério adensa-se à volta da morte de Jericho. No primeiro episódio, Sean disse a Leanne que o bebé simplesmente não acordou um dia. Mas agora sabemos que algo mais complexo se passou e Julian conta a Leanne (fora de cena) o que realmente aconteceu. O que aconteceu a Jericho?
What's cooking? Até agora, nesta série vimos gelado de lagosta e grilos fritos, mas nada nos poderia preparar para a iguaria deste episódio. Uma vez que Dorothy deixou de amamentar e ficou com excesso de leite, Sean, opondo-se sempre ao desperdício, decidiu fazer bobas com o leite da mulher. Ele deixa cair gotas de leite em alginato, que criam uma membrana instantânea que encapsula o líquido. Tudo isto para fazer bolinhas de leite de Dorothy.
______________________________________________________________________
EPISÓDIO 9 - JERICHO
O nono episódio revela-nos finalmente o que aconteceu a Jericho. Após o parto em casa, Dorothy ficou sozinha durante quatro dias enquanto Sean estava ausente a gravar um programa de culinária. Exausta, Dorothy esqueceu-se de Jericho no banco de trás do carro durante um dia de calor intenso, e o bebé morreu. No presente, Leanne sente que o que Dorothy fez é imperdoável, mas Sean defende a mulher, dizendo que foi um acidente e que as pessoas cometem erros, chegando mesmo a dizer que a culpa também é dele por não ter estado presente. "Não foi um crime. A polícia disse que acontece mais do que se julga. Quarenta vezes por ano. Pode acontecer a qualquer um".
What's cooking? Ceviche. É um prato da culinária peruana, composto por peixe cru marinado em suco de limão ou lima. Também leva pimenta, cebola roxa cortada em palitos, sal e coentros. Por ser cozinhado sem calor, tem de ser preparado fresco e consumido de imediato para minimizar o risco de intoxicação alimentar. Normalmente é usado como entrada; se for servido como prato principal, é acompanhado de guarnições que complementam os seus sabores. O peixe que Sean usa para o prato é o peixe-balão. É preciso ter cuidado a prepará-lo, uma vez que contém tetrodotoxina, que é 1,200 vezes mais mortal que o cianeto. Não se pode cortar nenhum dos órgãos, porque se sangrarem para a carne, pode-se ficar doente e morrer.
______________________________________________________________________
EPISÓDIO 10 - BALLOON (BALÃO)
Jericho é batizado e há uma grande festa em casa dos Turners para celebrar a ocasião. O Tio George e a Tia May aparecem. A Tia May diz a Leanne que Deus tinha um plano para Dorothy e que Ele queria que ela sofresse, e que ela voltará a magoar o bebé. Sean pergunta a George de quem é o bebé, e este diz-lhe que, se não fosse seu, porque haveria Sean de ter ficado com ele? Sean confessa a Julian que rezou para ter o bebé de volta e que reconhece o filho quando pega nele, o que parece confirmar a teoria de que Leanne realmente tem o poder de reanimar seres vivos. Dorothy pensa que a Tia May parece familiar e, ao rever uma das suas antigas reportagens, descobre que ela era a líder de uma seita camada Church of the Lesser Saints, que incluía crianças. Esta seita, para a qual Leanne volta no fim do episódio, rapta Jericho e substituí-o pelo boneco, que Dorothy encontra no berço na última cena do episódio.
PS: O que aconteceu a Roscoe?
PS 2: Num plotline que não parece levar a lado nenhum, Sean continua sem paladar e, aparentemente, sem tato. E culpa Leanne por isso.
PS 3: Os Turners encobriram a morte de Jericho. Por sua vez, os tios de Leanne fingiram a morte dela. "Depois do incêndio, foi mais fácil deixar toda a gente acreditar que também perdemos a Leanne. Por isso, eu a minha mulher levámo-la para a Pensilvânia e criámo-la como Deus nos instruiu", disse o Tio George.
PS 4: Leanne idolatrava Dorothy. Cresceu a ver as reportagens dela.
PS 5: O primeiro episódio da temporada acabou com o boneco a ser substituído por um bebé. O último episódio acabou com o bebé a ser substituído pelo boneco.
What's cooking? Sean fez croquembouche para o batizado, com a placenta de Jericho. Croquembouche é uma sobremesa francesa composta por profiteroles empilhados num cone e ligados com caramelo. Na Itália e na França, é frequentemente servido em casamentos, batizados e primeiras comunhões. O nome vem da frase francesa croque en bouche, que significa algo que estala na boca.